Prof Paulo Ferreira
     E.M. Cidade da Criança
 
 
    A Garça Branca e o pescador.
 
    Escrito por ANTONIO PAULO DE AMORIM FERREIRA MORAES em 02/07/2010
 
    ECOLOGIA URBANA
A bibliografia sobre aves brasileiras é literalmente apaixonante, a observação das aves chega a emocionar com as incríveis estratégias na arte da sobrevivência. Truques usados para a pesca, na construção de ninhos, verdadeiras obras de engenharia com requintes de costura e decoração, migrações de vôo sem escalas que superam a autonomia dos aviões modernos . Informações consistentes sobre a avifauna dos manguezais demonstraram que este ambiente é o maior “banco de alimentação de aves aquáticas”, do mundo. Grosseiramente falando é o mesmo que afirmar que o manguezal é o restaurante mais freqüentado por aves aquáticas. Um self service, é aquele por quilo, com quantidade e variedade que não falte nada a ninguém, mesmo aos mais exigentes. Dessa forma você observa alta densidade e diversidade de aves explorando o mesmo local sem a competição pelo alimento e eliminação de um dos concorrentes. 
Ser um ornitólogo iniciante é prazeroso, agora ter uma Garça como companheira de pescaria é só aqui em Praia Grande.
Considero um momento de sorte encontrar essa dupla, pescador e garça pescando e ainda poder registrar esse momento com uma fotografia, por que se contar ninguém acredita.
Há uma especialidade da biologia chamada Ecologia Urbana que estuda a ocupação das cidades pelos seres vivos. Nós invadimos as áreas verdes, os organismos estão respondendo a essa ocupação e retomando esse novo espaço.
PS:
O pescador pode ser encontrado esporadicamente no Portinho/PG e a Garça tamb
Comentários  ( 0 )