2019 todas as séries
Escrito por REGINALDO DOS SANTOS AURESLINO em 02/02/2019
email: regihis100@gmail.com
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Livros didáticos para estudar
sexto ano
https://online.fliphtml5.com/tlcm/lkwi/#p=3
sétimo ano
https://online.fliphtml5.com/tlcm/dycr/#p=3
oitavo ano
https://online.fliphtml5.com/tlcm/vwiz/#p=3
nono ano
https://online.fliphtml5.com/tlcm/hriv/#p=3
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sexto ano
https://fliphtml5.com/tlcm/lkwi/basic
sétimo ano
https://fliphtml5.com/tlcm/dycr/basic
oitavo ano
https://fliphtml5.com/tlcm/vwiz/basic
para downoad
6 ano
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7 ano
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8 ano
https://drive.google.com/open?id=1nO0dPSPRiZqkccgUHX629G85my7pTKHu
9 ano
https://drive.google.com/open?id=1l3oAe4QbTXKZDxsGx9kvLfAcSrs3nqRR
FELIPE AVELINO - Livro 6º Ano
https://drive.google.com/file/d/15VHzEHKjWw1pc9J87kkjvqa0HOS53PvF/view?usp=sharing
	 DESCRITORES DE GEOGRAFIA  6º ao 9º ano DO ENSINO FUNDAMENTAL
	
	A Geografia: da organização à produção do espaço geográfico
	Nesta etapa, o aluno vivencia um momento da passagem do seu ser infantil para o ser adolescente, o que implica mudanças socioafetivas e cognitivas. Rompendo com seus “cordões umbilicais”, assume uma postura mais crítica e autônoma diante do mundo que o cerca. Desta forma, assume compromissos coletivos, ampliando sua capacidade de socialização. Seu desejo de ser ouvido e de participar das decisões do grupo se faz sentir, por exemplo, na existência de organizações estudantis nas escolas (como os grêmios) ou mesmo na criação e execução de trabalhos coletivos, como feiras de ciências, estudos do meio, maratonas, gincanas, campeonatos esportivos ou festas. O espaço da escola não se resume mais apenas à sala de aula e ao pátio.
	Por um lado, a curiosidade do seu ser criança o impulsiona para a busca de um leque maior de conhecimentos de toda ordem. O trabalho pedagógico desenvolvido nas séries iniciais amplia seus horizontes, levando-o à descoberta, exploração e maior compreensão do mundo que o cerca. Por sua vez, o seu ser adolescente o direciona para uma postura mais questionadora, que vai lhe conferindo uma condição latente de análise e julgamento das coisas. É assim que, ao término da 8a série, espera-se que o aluno-cidadão possa se encontrar num estado de prontidão para raciocínios mais complexos e elaborados de observação, interpretação, análise e síntese da realidade. Nesse sentido, o ensino da Geografia contribui para que esse processo de ensino aprendizagem seja enriquecido por meio da ampliação do seu vocabulário, do desenvolvimento de terminologia específica, atribuindo à sua linguagem, tanto escrita como oral, um certo rigor científico. É assim que este aluno vai aprendendo a reconhecer e discernir o que é do âmbito da cultura geral e o que é da especificidade da Geografia e as grandes perguntas que esta disciplina se propõe refletir, elucidar e responder sobre: a organização e produção do espaço brasileiro e mundial; a divisão internacional e territorial do trabalho; o desenvolvimento da ciência e tecnologia e os fluxos populacionais e econômicos; a relação sociedade/natureza no Brasil e no mundo e a questão ambiental; e as formas de representação do espaço geográfico.
	Quando o aluno incorpora estes conhecimentos, estamos diante do sujeito perguntador tão necessário para o trabalho pedagógico do Ensino Médio, onde exercita-se a capacidade de questionamento e argumentação.
	A sistematização dos conteúdos da Geografia, nesta trajetória, passa das noções básicas já trabalhadas à elaboração de conceitos e categorias fundamentais, progressivamente. Partindo do lugar onde vive, o exercício é o de articular o particular e o geral, que se manifestam simultaneamente. Assim, compreender a realidade brasileira, por exemplo, exige sua contextualização nos processos, ao mesmo tempo, internacionais, regionais e locais. Esta compreensão só se torna possível mediante uma redefinição do papel do aluno no processo de ensino-aprendizagem. Como construtor destes nexos, o aluno-cidadão pratica um trabalho escolar onde a atitude da pesquisa permite a delimitação, para ele, do objeto da própria Geografia.
	
	ESTANDO ASSIM DIVIDIDOS POR SÉRIES:
	6º ano (5ªsérie)
	6. FORMAS DE REPRESENTAÇÃO CARTOGRÁFICA ESPAÇO-TEMPORAL
	6.1 Sistema de referência: coordenadas geográficas
	D82 - Identificar no planisfério os paralelos e os meridianos ou hemisférios. (B)
	D83 - Identificar no mapa, dadas as coordenadas geográficas de um lugar, a sua
	localização. (B)
	D84 - Determinar as coordenadas geográficas de um determinado lugar, observando um mapa. (O)
	6.2 Fusos horários e sistema de orientação: pontos cardeais e colaterais
	D85 - Relacionar a forma da Terra e o movimento de rotação com a definição de horários locais. (G)
	D86 - Aplicar, a partir de um planisfério, os fusos horários para estabelecer diferenças horárias entre localidades. (G)
	6.3 Tipos de mapas temáticos
	D87 - Interpretar cartogramas, cartodiagramas, anamorfoses geográficas e mapas de isolinhas (isotermas, isoietas e isóbaras). (O)
	4. RELAÇÃO SOCIEDADE/NATUREZA
	4.1 Domínios naturais: características, dinâmicas e processos
	D44 - Relacionar os índices pluviométricos, umidade e temperaturas elevadas com a diversidade da vegetação das florestas tropicais e equatoriais. (O)
	D45 - Diferenciar as florestas de coníferas das florestas temperadas, comparando
	gravuras. (O)
	D46 - Associar as características destas florestas com a utilização intensiva pela indústria madeireira. (O)
	D47 - Descrever as características do domínio das tundras ou dos desertos, observando gráficos de temperatura e gravuras. (O)
	D48 - Compreender as consequências dos desmatamentos, em larga escala, nos
	domínios das florestas tropicais. (O)
	D49 - Associar o uso intensivo do solo nas áreas de transição entre o deserto do Saara e as savanas com o processo de desertificação. (O)
	D50 - Estabelecer relação entre a bacia do rio Huang Ho e o Yang Tsé Kiang, na China, com a agricultura irrigada. (O)
	D51 - Estabelecer relações entre o rio Nilo e a vida socioeconômica do Egito. (O)
	D52 - Estabelecer relações entre a rede hidrográfica europeia e suas hidrovias. (O)
	D53 - Estabelecer relações entre os rios Mississipi, Missouri e Tennessee com a vida socioeconômica do centro-sul dos EUA. (O)
	D54 - Comparar, observando o planisfério, as principais áreas de reserva e produção de petróleo, cobre, ferro, manganês, carvão, bauxita e cassiterita. (O)
	D55 - Comparar os processos de produção de energia da termelétrica e da hidrelétrica. (O)
	D56 - Identificar os países, a partir de gráficos, quanto à utilização das diversas fontes de energia. (B)
	D57 - Analisar as condições ambientais necessárias para a construção de uma
	hidrelétrica. (G)
	D58 - Reconhecer os riscos ambientais das usinas nucleares ou das usinas hidrelétricas. (B)
	D59 - Reconhecer a necessidade de preservação da biodiversidade da Amazônia. (B)
	4.2 Exploração dos oceanos
	D60 - Compreender as características físicas dos oceanos. (O)
	D61 - Localizar no planisfério as principais correntes marítimas. (B)
	D62 - Relacionar as principais correntes marítimas com a atividade pesqueira. (O)
	
	7º ano (6ªsérie)
	5. O BRASIL E SUA REGIONALIZAÇÃO
	5.1 O processo de formação territorial
	D63 - Relacionar a concentração socioeconômica do Brasil nas áreas próximas ao
	Atlântico com o processo de colonização do país. (O)
	D64 - Associar a atividade da pecuária e da mineração com o processo de interiorização do país. (O)
	D65 - Analisar as transformações do território brasileiro decorrentes do desenvolvimento do plantio da cana-de-açúcar e do café. (O)
	5.2 Relação sociedade/natureza
	D66 - Comparar as características dos domínios naturais do Brasil. (O)
	D67 - Comparar os diferentes usos das bacias hidrográficas brasileiras a partir de suas características físicas. (O)
	D68 - Analisar a importância política e econômica da conservação da biodiversidade no território brasileiro. (G)
	D69 - Relacionar as atividades extrativas com as áreas dos diversos domínios naturais, através de comparação de gravuras (Percy Lau, por exemplo). (O)
	D70 - Identificar, no mapa, as principais bacias hidrográficas brasileiras e seu
	aproveitamento econômico (Tietê-Paraná, Paraguai, Madeira, Solimões-Amazonas,
	São Francisco). (B)
	5.3 Divisão territorial do trabalho, o processo urbano-industrial e as
	desigualdades socioespaciais
	D71 - Reconhecer as transformações socioeconômicas brasileiras a partir do processo de industrialização e urbanização, através de textos, letras de música, charges, histórias em quadrinhos. (O)
	D72 - Relacionar a expansão do modo de vida urbano no Brasil com o surgimento e
	fortalecimento de movimentos sociais (sindicalismo, associação de moradores,
	movimento estudantil, mulheres, negros), observando fotografias e lendo reportagens de jornais e revistas. (O)
	D73 - Reconhecer as transformações ocorridas no campo brasileiro através da
	modernização agrícola, utilizando-se de tabelas e gráficos. (O)
	D74 - Localizar, em mapas, as principais áreas produtoras de trigo, soja, cana-de-açúcar, café, laranja, milho, feijão, arroz ou mandioca. (B)
	D75 - Analisar os aspectos positivos e negativos do Proálcool. (G)
	D76 - Associar a produção agroindustrial com a expansão da mão-de-obra assalariada no campo (bóia-fria), através de textos, charges e letras de música.
	D77 - Compreender, através do uso de mapas, a distribuição das principais áreas de criação bovina, suína e de aves. (O)
	D78 - Identificar, a partir de mapas viários, os fluxos de mercadorias e pessoas pelo
	território brasileiro. (B)
	D79 - Avaliar a importância dos portos e aeroportos para a economia brasileira. (G)
	D80 - Avaliar a importância do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) na luta pela reforma agrária no Brasil. (G)
	D81 - Descrever as desigualdades regionais do Brasil, do ponto de vista socioeconômico ou étnico-cultural, a partir dos dados organizados em tabelas ou mapas. (O)
	2. O PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO
	2.1 O espaço urbano-industrial
	D10 - Relacionar a organização do espaço às transformações da indústria artesanal em indústria manufatureira. (O)
	D11 - Relacionar a organização do espaço às transformações da indústria manufatureira para a maquinofatureira. (O)
	D12 - Compreender a importância do processo de industrialização para a caracterização do mundo contemporâneo, a partir de um texto ou charge. (O)
	D13 - Reconhecer as transformações provocadas na cidade pelo processo de
	industrialização, através de charge, letras de música ou poesias. (B)
	2.3 Problemas sociais urbanos e do campo
	D16 - Compreender o processo de metropolização no Brasil e no mundo. (O)
	D17 - Comparar processos de reforma agrária ocorridos em alguns países, a partir da leitura de pequenos textos. (O)
	D18 - Associar o problema do emprego e da expansão da economia informal às
	transformações da cidade provocadas pelo processo de industrialização. (O)
	D19 - Associar o problema da moradia com as transformações da cidade provocadas pelo processo de industrialização. (O)
	D20 - Associar o problema da violência urbana com as transformações da vida urbana. (O)
	D21 - Associar o problema da ocupação das áreas de risco com as transformações
	provocadas pelo crescimento das cidades. (O)
	2.2 Fluxos migratórios
	D14 - Associar a questão da migração campo-cidade no mundo capitalista industrializado com a mecanização do campo, observando uma gravura. (O)
	D15 - Diferenciar a migração campo-cidade do mundo capitalista industrializado com o ocorrido na América Latina, através de uma charge ou poesia. (O)
	
	8º ano (7ªsérie)
	Novo - Compreender o processo de formação dos continentes
	Novo - Associar a regionalização do espaço mundial com  as relações de poder
	3.3 Os países latino-americanos
	D27 - Relacionar a configuração territorial da América Latina com o processo de
	colonização da América espanhola e portuguesa. (O)
	Novo - Relacionar o processo de descolonização da América com o processo de desenvolvimento econômico atual
	D28 - Descrever as desigualdades regionais dos países latino-americanos, do ponto de vista socioeconômico, a partir dos dados organizados em tabelas.
	Novo - Compreender o processo de criação dos blocos econômicos latino americanos com destaque para MERCOSUL, UNASUL, COMECON
	Novo - Relacionar a hierarquia de poder entre os países membros dos blocos econômicos
	D29 - Explicar os objetivos do MERCOSUL. (O)
	3.4 Os EUA e o Canadá
	Novo - Relacionar a configuração territorial da América Anglo Saxônica com o processo de colonização Britânica e Francesa.
	D30 - Descrever o processo de expansão territorial dos EUA. (B)
	D31 - Explicar os de textos. (G)
	D32 - Identificar em mapas as áreas industriais dos EUA e do Canadá. (B)
	D33 - Compreender o espaço agrário americano organizado em cinturões agroindustriais (belts). (O)
	D34 - Estabelecer relações entre a economia canadense e mexicana com a economia mecanismos de dominação dos EUA nos países latino-americanos, a partir da leitura americana. (O)
	D35 - Explicar os objetivos do NAFTA. (G)
	Novo - Análise e importância da Globalização e seus impactos no cotidiano social americano.
	Novo - O uso das novas mídias/tecnologias e seus impactos nas relações sociais e construção/ocupação do espaço geográfico
	Novo - EUA: aumento na produção interna de petróleo e sua consequente diminuição de dependência da OPEP
	Novo - Diminuição da presença militar dos EUA nos conflitos no Oriente Médio
	 3.2 Os países africanos
	D24 - Reconhecer o papel da colonização na organização do espaço africano. (B)
	Novo - Reconhecer o caótico papel das grandes potências no processo de descolonização do continente africano
	D25 - Descrever as desigualdades regionais dos países africanos, do ponto de vista étnico e cultural. (O)
	D26 - Descrever as desigualdades regionais dos países africanos, do ponto de vista
	socioeconômico. (O)
	Novo - Analisar e compreender as relações sociais que levam a constantes conflitos no continente
	Novo - Relacionar as crises sociais do continente ao desinteresse das grandes potências na região subsaariana
	Novo - Analisar os conflitos socioespacias que levaram a segregação racial na África do sul
	Novo - Compreender o papel de Nelson Mandela no processo do fim do Apartheid
	 
	9º ano (8ªsérie)
	1. DIVISÃO INTERNACIONAL E TERRITORIAL DO TRABALHO
	1.1 Os sistemas de produção no espaço mundial e as transformações no mundo do trabalho
	D1 - Compreender a transformação do espaço mundial provocada pela Divisão
	Internacional do Trabalho. (O)
	D2 - Indicar as características do sistema de produção capitalista ou socialista. (B)
	D3 - Analisar como diferentes lugares se relacionam a partir da divisão territorial do
	trabalho. (G)
	D4 - Reconhecer que a produção industrial exige cada vez mais quantidade versus
	velocidade, a partir de uma charge ou história em quadrinhos. (B)
	D5 - Relacionar a interdependência entre as diversas áreas industriais e as produtoras de matérias-primas. (O)
	D6 - Identificar os países que mais investem em ciência e tecnologia, através de um
	mapa. (B)
	D7 - Interpretar um gráfico de barras sobre investimentos em ciência e tecnologia,
	considerando a interdependência entre os países. (O)
	1.2 Agentes do Sistema Mundial: os Estados-nação, Organismos Internacionais, as grandes corporações empresariais e as Organizações Não-Governamentais (ONGs)
	D8 - Descrever o funcionamento e atribuições da ONU, Banco Mundial, OEA e de seus principais organismos. (B)
	D9 - Justificar a criação de organizações não governamentais para o exercício da
	cidadania, a partir da leitura e interpretação de textos. (O)
	3. O MAPA POLÍTICO, SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E GRUPAMENTOS REGIONAIS
	3.1 A formação dos Estados Nacionais, os movimentos étnicos e religiosos
	D22 - Identificar, através do planisfério, as áreas de predomínio das principais religiões do mundo (islamismo, cristianismo, judaísmo, hinduísmo e budismo). (B)
	D23 - Concluir, a partir de um texto, as características culturais de um país islâmico. (G)
	3.5 Os países europeus
	D36 - Descrever as desigualdades regionais dos países europeus, do ponto de vista étnico e cultural. (O)
	D37 - Analisar as desigualdades regionais dos países europeus, do ponto de vista
	socioeconômico, a partir dos dados organizados em tabelas. (O)
	D38 - Explicar os objetivos da União Européia. (G)
	3.6 A Rússia e os países do Leste Europeu
	D39 - Interpretar as transformações recentes do leste europeu. (O)
	D40 - Interpretar, a partir de textos, o processo de constituição, crise e desintegração da URSS. (O)
	3.7 A China
	D41 - Descrever as desigualdades regionais na China, do ponto de vista socioeconômico, a partir dos dados organizados em tabelas. (O)
	D42 - Descrever as desigualdades regionais na China, do ponto de vista étnico e cultural, utilizando-se de mapas. (O)
	3.8 O Japão
	D43 - Compreender as transformações econômicas do Japão no pós-guerra, a partir da leitura e de textos. (O)
	 
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