Aviso: Legislação Portarias Municipais (COVID-19)

Publicado em: 04/10/2021

Por:


Professor da rede municipal de ensino tem fotografia compartilhada pela BBC Brasil

Compartilhe:


Foto Notícia

Leonardo Casadei é professor no Departamento de Educação Ambiental


A Secretaria de Educação (Seduc) tem em seu quadro muitos servidores talentosos. É o caso do Leonardo Casadei, professor da rede municipal que trabalha no Departamento de Educação Ambiental. Além de atuar ensinando sobre o meio ambiente e a natureza, Casadei usa a fotografia como ferramenta de arte e estudo. Nesta semana, a BBC Brasil compartilhou uma de suas fotografias em suas redes sociais.


Na imagem, o professor registrou o belo encontro entre um guará (Eudocimus ruber) e uma garça-azul (Egretta caerulea), no Parque Ézio Dall’Ácqua, o Portinho. Para ele, a foto foi selecionada pela equipe de Jornalismo da emissora por conta do registro da harmonia entre as espécies típicas dos manguezais. “A foto eterniza o encontro e a harmonia entre as espécies do manguezal. São espécies típicas e que convivem bem juntas, acho que por isso foi selecionada pela BBC”.


Casadei também é biólogo, especialista em Educação Ambiental e Mestre em Ecologia. Foi o idealizador de um dos diversos projetos do Departamento de Educação Ambiental, mantido pela Seduc, o “Vem passarinhar”. Nele, os alunos da rede aprendem mais sobre as aves e, através delas, são abordados temas como o descarte incorreto dos resíduos, tráfico de animais e desmatamento. “As aves se tornaram uma importante ferramenta de educação ambiental. Desde o início do projeto, em 2014, já atendemos quase 50 mil pessoas entre alunos e a comunidade em geral.


A fotografia é uma extensão de seu trabalho e as aves são a sua principal inspiração. “Comecei a fotografar aves para eternizar as imagens que meus olhos viam e tentar transmitir, com o maior realismo possível, a beleza de cada espécie. As aves são uma infinita fonte de inspiração para mim. Suas formas e suas cores permitem inúmeras composições e formas de fotografar”.


Para Casadei, a fotografia é, além de arte, uma ferramenta de ensino. “Usamos as imagens tiradas no manguezal junto aos alunos para que eles conheçam mais sobre as espécies e possam entender o real significado da preservação da natureza, tanto para nossa própria existência quanto para os animais. Também trabalhamos na conscientização do descarte de lixo, desmatamento, tráfico de animais e como é importante esse contato com a natureza”, disse.


Desenvolvido por DPID | Departamento de Programas de Inclusão Digital
cidadaopg.sp.gov.br - Portal Educacional