Aviso:

Publicado em: 14/07/2017

Por:


Capacitação para educadores de apoio deve reunir 3 mil profissionais


Foto Notícia

Atividades para os cerca de 3 mil servidores iniciam na próxima terça-feira (18)


Na próxima semana, de terça a sexta-feira (18 a 21), cerca de 3mil servidores participam de palestras e atividades de capacitação para educadores de apoio. A iniciativa visa a valorizar o profissional, elevando a autoestima ao mesmo tempo em que promove o aperfeiçoamento e conscientiza sobre a importância do papel que exercem no desenvolvimento dos alunos.


Participam das capacitações todos os servidores públicos das 73 escolas municipais. Além deles, os técnicos desportivos pedagógicos dos polos do programa SuperEscola, esportivo e cultural, e funcionários lotados no prédio administrativo da Seduc também estarão envolvidos neste período de capacitação.


Este ano a Secretaria de Educação traz novidades. Essa edição contará com um dia de palestra com a participação de todos os servidores. Na quarta-feira (19), os funcionários assistirão a apresentações de palestrantes que ocorrerão no Auditório Jornalista Roberto Marinho (Bairro Mirim) e no Teatro Serafim Gonzalez, localizado no Palácio das Artes (Boqueirão), sendo quatro na parte da manhã e quatro à tarde, duas em cada polo por período.


No Palácio, os servidores assistirão às palestras “O Poder da Escolha: não terceirize sua felicidade”; e "Prioridade absoluta da criança: Afeto, cuidado e desenvolvimento infantil". A primeira, ministrada pelo professor doutor Paulo Rogério Meneses de Souza, das 8 às 10 horas e das 16 às 18. A segunda será dirigida por Thaís Nascimento Dantas, do Instituto Alana, e acontece das 10h30 às 12h30 e das 13h30 às 15h30.


Simultaneamente, o Auditório Roberto Marinho também receberá palestras. Uma delas, “Competências sócio emocionais no desenvolvimento humano integral”, ocorrerá em dois horários, das 8 às 10 horas e das 13h30 às 15h30, ministrada por Camila Comitre. “Faber Castell - Inovações que fazem sentido para a escola” será a atividade das 10h30 às 12h30, dirigida por Lourdes Atiê. A programação no auditório encerra com o encontro “Esporte e Qualidade de Vida”, coordenado pelo professor e mestre, Jean Carlos Silvestre, das 16 às 18 horas.


Segunda atividade – Os servidores ainda participarão de uma mostra de habilidades artísticas e culturais. Essas ações começam na terça-feira (18), no Ginásio Rodrigão, com os funcionários lotados no prédio administrativo da Seduc, nos períodos da manhã (8 às 11 horas) e da tarde (14 às 17). No mesmo local e horário, porém na quinta-feira (20), será a vez dos técnicos pedagógicos desportivos (TPDs) realizarem as atividades. Também na quinta, os funcionários lotados nas 73 unidades de ensino também participam desse momento na escola onde trabalham.


Para encerrar o período de capacitação, na sexta-feira (21), os quase 3 mil funcionários participarão de atividades de reflexão dos assuntos tratados durante o período do evento. A ação ficará a cargo da direção da unidade escolar e da chefia imediata que aproveitarão o momento para permitir que os servidores compartilhem suas impressões ao longo dos quatro dias.

De acordo com a diretora da Divisão de Formação e Aperfeiçoamento da Secretaria de Educação, Marilena Ferreira, a Seduc colocou em prática algumas mudanças este ano que resultaram numa nova estruturação da antiga Semana do Educador de Apoio. “Nós temos feito os cursos e capacitações ao longo do ano. Tanto que até o momento, cerca de 2,5 mil funcionários já participaram, divididos em grupos e assuntos técnicos correspondentes à rotina diária de cada função”.


Desenvolvido por DPID | Departamento de Programas de Inclusão Digital
cidadaopg.sp.gov.br - Portal Educacional