Aviso: Edital 02/2017 Bolsa de Estudos - Resultado, veja mais.

Publicado em: 31/01/2017

Por:


Praia Grande ganha nova Escola Técnica Estadual


Foto Notícia

Prefeito e governador participaram da solenidade de entrega


Qualificar para melhor ingressar no mercado de trabalho. Essa será a função do novo prédio da Escola Técnica Estadual (ETEC), polo Guilhermina, entregue nesta terça-feira (31), pelo prefeito e o governador, Geraldo Alckmin. Com o equipamento, Prefeitura e Governo do Estado estreitam parceria para aumentar o atendimento e permitir que os jovens residentes no Município terminem o Ensino Médio já com o diploma do técnico também.


O descerramento da placa de inauguração das novas instalações da Etec Guilhermina ocorreu junto com a solenidade de entrega do Reservatório Melvi, da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Além do prefeito e do governador, participaram da ação o vice-governador, Márcio França, e a superintendente da Etec, Laura Langaná.


Após a solenidade, uma comitiva liderada por Mourão e Alckmin conheceu as dependências da nova unidade do Bairro Guilhermina. “São cursos pensados para o mercado de trabalho da região. Praia Grande é uma das cidades que mais crescem no País, por isso, precisamos antever e preparar os jovens para a mão de obra que está por vir”, afirmou o governador.


De acordo com a superintendente da Etec, Laura Langaná, a expansão da quantidade de cursos oferecidos pelo Centro Paula Souza tem sido possível graças a parcerias entre os poderes públicos municipal e estadual. “Nos últimos oito anos, a instituição quase que dobrou de tamanho. E Praia Grande está de parabéns pela infraestrutura oferecida nos dois prédios construídos”, enfatizou.


“Quando pensamos em oferecer uma estrutura para abrigar o Ensino Médio, logo fomos atrás do que há de melhor. No caso, o Centro Paula Souza”, afirmou o prefeito Alberto Mourão. “Tenho o sonho de ainda ampliar o atendimento e abrir mais vagas do antigo colegial integrado ao técnico. Para que, com isso, consigamos mudar o perfil do nosso País a partir do momento que inserimos no mercado de trabalho pessoas com mão de obra qualificada”.


Início imediato - Com início das aulas marcadas para fevereiro, a Etec Guilhermina contará com novidades. Tratam-se dos cursos de Logística e Química, oferecidos de forma integrada ao Ensino Médio. Além dos citados acima, o equipamento contará com os cursos técnicos de Contabilidade, Farmácia, Informática, Logística e Transações Imobiliárias. Ao todo, 280 alunos já estudarão no novo espaço.


O equipamento foi erguido em terreno com área total de 1.485,45 metros quadrados (m²) de extensão. Com 5.404,00 m² de área construída, o prédio conta com cinco pavimentos. Sendo que no primeiro (térreo) ficará concentrada a parte administrativa, com: secretaria, salas de direção e dos professores, arquivo morto, auditório, biblioteca, banheiros (feminino e masculino), grêmio estudantil, pátio coberto com refeitório, cantina e cozinha.


Nos três pavimentos seguintes (1º, 2º e 3º andar) ficarão concentradas as salas de aulas e laboratórios específicos para os cursos. Por exemplo, no primeiro andar, além de sete salas de aulas, duas de informática e uma de múltiplo uso, o espaço contará com um laboratório de microbiologia.


Os segundo e terceiro andares também serão composto por sete salas de aula e duas salas de informática. Completam o 2º, dois laboratórios (um de farmácia e outro de dermatologia) e uma sala de coordenação pedagógica. Enquanto isso, no 3º, foi construído uma sala de orientação educacional e um laboratório de administração. Os três pavimentos citados acima contam ainda com dois banheiros em cada (feminino e masculino) e área para circulação.


Etec Na última parte do prédio, 4º andar, ficará três laboratórios (um de meio ambiente, um de química e outro de biologia/física). Além disso, o espaço contará com duas salas de apoio e uma de múltiplo uso, dois banheiros (feminino e masculino). No pavimento ainda têm uma quadra poliesportiva e um local para depósito do material esportivo.


Festividade – A entrega da nova sede da Etec no Bairro Guilhermina encerrou a programação de festividades, na área da educação, em comemoração aos 50 anos de emancipação político-administrativa de Praia Grande. O primeiro evento ocorreu na quinta-feira (12), com a vinda do presidente da República, Michel Temer, à Cidade para a inauguração da EM Professor Fued Temer, também no Bairro Guilhermina.


Depois foi a vez de a Administração Municipal entregar, em 16 de janeiro, mais um Núcleo de Complementação do SuperEscola Cultural. Localizado no Bairro Tupi, o equipamento atenderá cerca de 450 alunos com atividades de balé, violão e musicalização. O SuperEscola Tupi, divide espaço com outros setores e programas da Prefeitura, como, Conviver (voltado para terceira idade), sede da Subsecretaria de Juventude (SubJuve) e a Casa dos Conselhos.


Para completar a lista, no dia 18 de janeiro, a Secretaria de Educação (Seduc) inaugurou a 73ª escola municipal. Com capacidade para atender até 900 alunos de Educação Infantil e Creche, o novo espaço homenageia uma das figuras mais marcantes na história da Cidade, a emancipadora Circe Sanchez Toschi. A unidade fica na Rua Mem de Sá, 1, Bairro Aviação.


Endereço – A Etec Guilhermina está localizada na Avenida Guadalajara, 943, Bairro Guilhermina.


Desenvolvido por DPID | Departamento de Programas de Inclusão Digital
cidadaopg.sp.gov.br - Portal Educacional