Aviso: Edital 02/2017 Bolsa de Estudos - Resultado, veja mais.

Publicado em: 03/02/2017

Por:


Equipe da Seduc visita Ecovias para conhecer projetos educacionais


Foto Notícia

Visita teve como objetivo conhecer ideias que possam ser desenvolvidas em PG


Nesta quarta-feira (1º), uma equipe de vinte educadores e técnicos da Secretaria de Educação (Seduc), integrantes do Departamento de Educação Ambiental, Divisão de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores e Divisão de Educação Especial, visitaram o Centro de Operações da Ecovias, localizado na cidade de São Bernardo. Os educadores conheceram as instalações do complexo, o centro de monitoramento, a maquete do sistema Anchieta-Imigrantes, além de conhecer dois projetos atrelados à área educacional. O objetivo foi agregar conhecimentos e conhecer novas idéias, que possam ser replicadas junto à rede de ensino de Praia Grande.


Uma das ações que os educadores conheceram foi a Mini-pista de Educação para o trânsito que faz parte do projeto De Bem com a Via. A pista funciona numa tenda, com mini-carros que são guiados pelas crianças participantes da atividade, por meio da mini-cidade simulada no local. Com isso, elas têm a oportunidade de aprender as regras de trânsito de forma prática e divertida. “Atividades como essa nos trazem inspiração para planejarmos as ações de 2017. Uma dessas ações é a possibilidade de levar esse projeto para ser desenvolvido em Praia Grande durante o mês em que se comemora a Semana do Trânsito. Além disso, existe a possibilidade das escolas trazerem seus alunos até aqui no decorrer do ano”, comentou a chefe da Divisão de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores, Marilena Ferreira.


A equipe da Seduc também conheceu o trabalho realizado no viveiro de mudas da Ecovias, criado com o objetivo de reflorestamento e compensação ambiental. Um importante detalhe do viveiro, que foi alvo de interesse da equipe da Educação Especial, é que ele emprega 24 deficientes intelectuais, mão de obra dificilmente absorvida pelo ambiente corporativo, que na maioria das vezes prefere atender a lei de cotas contratando deficientes físicos ou auditivos. “Nós já costumamos indicar alunos especiais para vagas de empregos visando sua inserção social, mas conhecer esse exemplo amplia ainda mais nossa visão, nos mostrando a perspectiva da inclusão ocorrer na área ambiental”, destacou a chefe da Divisão, Márcia Duarte.


O viveiro de mudas e a horta da Ecovias é ponto de partida para várias ações de Educação Ambiental, desenvolvida junto aos funcionários e às comunidades que vivem no entorno das pistas do Sistema Anchieta-Imigrantes. “Toda intervenção do homem na natureza requer uma compensação para as futuras gerações e podemos ver que isso ocorre na Ecovias. Essa visita nos agrega muitos conhecimentos e ideias que podem ser desenvolvidas em Praia Grande. Também existe a possibilidade de trazer grupos de alunos para conhecerem os projetos ambientais da Ecovias. Podemos, ainda, levar idéias vistas aqui para o futuro viveiro de mudas municipal”, disse a diretora do Departamento de Educação Ambiental, Eliane Queiroz.


A visita foi acompanhada pelo analista de sustentabilidade da Ecovias, Leandro Almeida, que explicou o funcionamento dos setores visitados e dos projetos. “Para nós, é uma oportunidade da empresa mostrar sua responsabilidade social e ambiental e também de estreitar relacionamentos, abrindo a possibilidades de desenvolvermos junto à Praia Grande novas frentes e novas parcerias”, concluiu Leandro.


Desenvolvido por DPID | Departamento de Programas de Inclusão Digital
cidadaopg.sp.gov.br - Portal Educacional