Aviso: Legislação Portarias Municipais (COVID-19)

Publicado em: 13/03/2020

Por: PMEBPG


Saúde capacita diretores de escolas municipais e profissionais da Seduc sobre coronavírus


Foto Notícia

Palestra ocorreu nesta sexta-feira (13) e reuniu cerca de 200 pessoas


A Prefeitura de Praia Grande segue desenvolvendo um cronograma de palestras e capacitações sobre o covid-19, conhecido popularmente como coronavírus. O público alvo da atividade desta sexta-feira (13) foi formado por diretores das escolas municipais e diversos outros profissionais da Secretaria de Educação (Seduc) local. A atividade reuniu cerca de 200 de pessoas no auditório Jornalista Roberto Marinho, Bairro Mirim.


Durante cerca de duas horas, a equipe da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) da Cidade transmitiu informações sobre a doença, período de incubação, transmissibilidade, suscetibilidade e imunidade, além dos protocolos de atendimento de casos suspeitos no Município e as precauções necessárias que devem ser tomadas. Ao final, a plateia ainda teve a oportunidade de tirar dúvidas.


“A Sesap está realizando um monitoramento diário do coronavírus na Cidade e também acompanhando as diretrizes do Ministério da Saúde. Praia Grande não tem nenhum caso confirmado. O mais importante é informar a população para que ninguém fique em pânico”, comentou a palestrante, a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Cidade, Bruna Renó.


Um dos temas mais enfatizados na capacitação foi o relacionado as precauções que devem ser tomadas. Destaque para atividades como lavar as mãos com água e sabão, cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir, manter os ambientes limpos e ventilados, além de não compartilhar objetos pessoais. “Seguir a etiqueta respiratória é fundamental neste momento. Isso nada mais é do que realizar algumas medidas simples que impedem a propagação de doenças infecciosas”, explicou Bruna.


As diretoras das escolas e os profissionais da Seduc, a partir do conteúdo transmitido, podem funcionar como multiplicadores de informações dentro dos bairros em que as escolas estão sediadas. Outro importante fator é que esse grupo passa a ter conhecimento de sobra para combater as fakes news relacionadas ao coronavírus. “Educação e Saúde são parceiras em diversas ações. Essa capacitação serviu para esclarecer muitas dúvidas”, disse a subsecretária de Gestão Pedagógica da Seduc, Grace Paiva.


A diretora da Escola Municipal Nicolau Paal, Cynthia de Jesus da Guia, elogiou a iniciativa e confirmou que transmitirá as informações para a equipe que atua na unidade. “Foi uma capacitação importante e esclarecedora. Esse direcionamento das atitudes dentro da escola que devemos tomar dado pelos profissionais da Sesap acaba deixando todos mais tranquilos”.


Monitoramento - A Sesap, de forma estratégica, monitora as unidades de Saúde da Cidade, dos setores de Atenção Básica, Especialidades, Urgência e Emergência, além do Hospital Municipal Irmã Dulce. A dinâmica de trabalho seguirá pelas próximas semanas. “O Município está fazendo sua parte e tem todas as condições para seguir os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde”, explicou o secretário de Saúde praia-grandense, Cleber Suckow Nogueira.


Desenvolvido por DPID | Departamento de Programas de Inclusão Digital
cidadaopg.sp.gov.br - Portal Educacional