Aviso:

Publicado em: 11/03/2019

Por: PMEBPG


Palestras debatem sobre importância da narrativa e autoestima com professores


Encontros encerraram a 9ª edição da Jornada Pedagógica


No segundo e último dia da 9ª edição da Jornada Pedagógica os professores puderam assistir a duas palestras que abordaram a importância da narrativa para a educação dos alunos e trabalharam a autoestima do profissional. As apresentações proporcionaram momentos de reflexão e descontração aos docentes. Os encontros ocorreram na sexta-feira (8), no Auditório Jornalista Roberto Marinho, Bairro Mirim.


As apresentações realizadas no Auditório tiveram as seguintes temáticas: “A importância da contação de histórias no ambiente escolar e como profissionais da educação podem utilizar essa ferramenta como meio de transformação” e “Motivação Nota 10 - A Didática do Amor”. Os encontros foram ministrados, respectivamente, pelos palestrantes, Kiara Terra e Erik Penna, em quatro sessões.


Durante o bate-papo com os professores, Kiara Terra buscou demonstrar como a narrativa pode ser fundamental para a educação do aluno, na busca de oferecer um conhecimento mais colaborativo. Para a palestrante, o docente tem a capacidade de conduzir os processos educativos ao ponto de se colocar de olho para as questões que o mundo traz, ao mesmo tempo em que, torna a criança mais protagonista da ação.


De acordo com Kiara, os educadores que participaram da Jornada Pedagógica se apresentaram bastante abertos e participativos durante as atividades. “Hoje em dia, as crianças já estão cada vez mais inseridas na sociedade, o que o professor precisa fazer diz respeito a oferecer um contato mais direto, de olho no olho com o aluno, ao passo que também fornece um material rico e complexo para que os meninos e meninas possam construir o seu conhecimento”, explicou.


“Fiquei muito feliz quando soube sobre as outras formações que já acontecem em Praia Grande, sei que existem professores formadores e que a capacitação constante é uma prática da Seduc”, continuou Kiara. “Entendo que esse tipo de atitude, partindo principalmente do poder pública, seja fundamental. Pois vemos que, cada vez mais, em nível nacional, a educação está em segundo plano e ver que uma secretaria municipal propõe e abre as portas para o debate nos dá um ponto de esperança”.


Autoestima – Com a palestra Motivação Nota 10, Erik Penna mostrou aos professores presentes como o comportamento proativo se faz fundamental para um educador de alta performance. No encontro, o palestrante destacou que estar motivado pode fazer a diferença no dia a dia do profissional e no aprendizado do aluno. “Parafraseando Paulo Freire, a educação necessita de formação técnica, mas também de sonhos e utopia”, destacou.


“Penna parabenizou a Secretaria de Educação de Praia Grande por agir como um líder que busca motivar a sua equipe, investindo no material humano. “Mesmo em momentos difíceis o professor precisa entender que, se estão dispostos a aceitar o desafio na arte de educar, ainda que enfrentem período de problema e dificuldade, precisam em sala de aula dar o seu melhor. Tratar como se fosse um show da Disney, para, assim, oferecer aos alunos a melhor aula”.


Para a secretária de Educação Praia Grande, Nanci Solano Tavares de Almeida, a Jornada Pedagógica permite aos docentes fazer uma reflexão e se preparar para a continuidade do ano letivo. “São temáticas interessantes e que nos fazem repensar sobre a nossa postura em sala de aula, bem como, dar um novo gás para o ano que se inicia. É preciso estar sempre em constante aprendizado e renovar o conhecimento”.


Desenvolvido por DPID | Departamento de Programas de Inclusão Digital
cidadaopg.sp.gov.br - Portal Educacional