Aviso:

Publicado em: 08/03/2019

Por: PMEBPG


Troca de experiências marca abertura da 9ª Jornada Pedagógica


Docentes assistiram às oficinas concorrentes ao Troféu Prêmio Professor


O primeiro dia, que abriu a 9ª Jornada Pedagógica, ficou marcado pela troca de experiências. Isso porque, os cerca de 1.600 professores assistiram às 20 oficinas ministradas por docentes que concorrem ao Troféu Prêmio Professor – Práticas Pedagógicas de Sucesso. A ação ocorreu na quinta-feira (7), na EM Carlos Roberto Dias, Bairro Boqueirão. Os participantes também puderam acompanhar a palestra ministrada pelo Grupo de Pesquisas da Faculdade de Educação da USP (Feusp), realizada na EM São Francisco de Assis.


As apresentações realizadas no Auditório tiveram as seguintes temáticas: “A importância da contação de histórias no ambiente escolar e como profissionais da educação podem utilizar essa ferramenta como meio de transformação” e “Motivação Nota 10 - A Didática do Amor”. Os encontros foram ministrados, respectivamente, pelos palestrantes, Kiara Terra e Erik Penna, em quatro sessões.


A professora Brunna Amício da Silva, que atua na EM Carlos Roberto Dias, está entre os 20 concorrentes ao Troféu Prêmio Professor. Com o tema “Mulheres Extraordinárias Pelo Mundo”, a docente trabalhou com os alunos sobre mulheres que foram importantes para a história, que de certo modo não receberam a valorização que mereciam, mas que contribuíram para a sociedade em sua época.


Entre as mulheres destacadas por Brunna Amício estavam Anne Frank, Malala, Carolina de Maria de Jesus e Chiquinha Gonzaga. “Foi importante pois consegui trabalhar com os alunos o lado crítico deles ao passo que trouxe um resgate histórico ao destacar a vida de pessoas tão emblemáticas para a sociedade em um contexto geral. Hoje poder partilhar essa iniciativa com os colegas de profissão e ver também a reação e interesse deles nos traz bastante satisfação”, destacou.


Há cinco anos atuando na rede, a professora de inglês Renata Gonçalves Magalhães estreou nesta edição, concorrendo ao Troféu Prêmio Professor, ao ministrar a oficina “Ícones do Rock”. Realizado em 2018 com alunos da EM João Gonçalves, o projeto propôs o resgate de personalidades que marcaram a época dos anos 60 e 70 no rock mundial, fazendo uma intertextualidade com a disciplina.


De acordo com Renata Magalhães, o grande destaque do projeto ficou por conta do envolvimento dos alunos que, por meio de pesquisas, apresentaram nomes famosos como Kiss, Queen, AC/DC, Nirvana e ABBA. “O interessante era perceber que ao fazer o trabalho as crianças passaram a associar o artista à música que elas já conheciam. E hoje, o mais satisfatório ao compartilhar com os colegas, foi ver alguns deles já terem ideias de como colocar isso em prática na sala de aula”.


Diferencial - O diferencial da 9ª Jornada Pedagógica ficou por conta das palestras ministradas na EM São Francisco de Assis, em simultâneo com as oficinas, realizadas por integrantes do Grupo de Pesquisas da Faculdade de Educação da Usp (Feusp). Ao todo foram trabalhadas quatro temáticas: “A leitura na sala de aula: diferentes possibilidades”, “O ensino de narrativas”, “A poesia no ensino fundamental e na educação infantil” e “A literatura infantil: dimensões e questões, passado e presente”.


Desenvolvido por DPID | Departamento de Programas de Inclusão Digital
cidadaopg.sp.gov.br - Portal Educacional