E.M. Thereza Magri

ESCOLA 1

Example Frame

Informações da escola

Imagem do diretor

Imagem da escola

Diretor(a):EMILENI BEATO CORREIA DA SILVA
Assistente:ADRIANA PESTANA GARCIA
Endereço:Rua Leonora Cembroli Martins, nº 280
Bairro:Antártica
Cep:
Telefone: (13) 3496-5337
Email:em.thereza@praiagrande.sp.gov.br
Funcionamento:Das 07:00 às 19:00
Tipos de Ensino:Ensino Fundamental
Período:Manhã, Intermediário e Tarde
Decreto nº:
Inauguração:

Enquete

Nenhuma enquete ativa cadastrada


Ver enquetes que já expiraram

Últimas Galerias

Patrono

Thereza Magri

A Escola Municipal “Thereza Magri”, leva o nome da mãe do então Ministro do Trabalho, Antonio Rogério Magri (1990-1992), durante  a Presidência de Fernando Collor de Mello, foi inaugurada em 10/07/1991, por ocasião da visita do Ministro em Praia Grande.       

         Em seu depoimento para o “Museu da Pessoa”, Rogério Magri, lembra da presença marcante de Thereza Borsari Magri em sua vida. Thereza deu a luz a Rogério,  em 26 de outubro de 1941, no Hospital Santa Cruz, no bairro do Cambuci em São Paulo, esposa de Antonio Magri. O marido trabalhava na Light, depois Eletropaulo, empresa de energia elétrica, como carpinteiro, e  Thereza  cuidava da casa e dos dois filhos, Antonio Rogério e José Ricardo.

        A família era muito pobre, apesar das dificuldades financeiras que  enfrentavam, eram muito unidos. Foram morar em um cortiço, que na época não tinha um sentido pejorativo, era ocupado por trabalhadores, operários imigrantes. Não tinham televisão, então as pessoas sentavam-se com suas cadeiras na porta para conversar.

      Seu marido Antônio sempre  consultava a família antes de tomar alguma decisão. Thereza era rígida, e  Rogério   muito “levado” e brigão, a mãe apesar de rígida com ele, era extremamente terna, criando uma relação de apego e profunda afetividade.

     Quando um de seus filhos, Rogério Magri com 18 anos lhe deu a primeira neta, Cristina, até o nascimento da criança Thereza Magri não sabia que iria se tornar avó, pois Rogério ocultará a gravidez de sua namorada de toda a família. Quando Cristina nasceu, o marido Antônio permitiu que o casal viesse morar em sua casa. Rogério casou-se então com Isabel. Seu filho lembra da atitude exemplar de sua mãe ao apresentar a nora e  neta, indo de casa em casa dizendo: “esta é minha nora e esta é minha neta”, para as pessoas que moravam no cortiço, uma vez que  naquela época em um ambiente composto por muitos europeus, Isabel poderia sofrer algum preconceito por ser negra.  

         Thereza Magri nasceu em Pádua, Itália, filha de Hilário e Helena. Seu pai era  “como um italianão mesmo”, ferreiro com uma força enorme, seu sogro era carpinteiro. Moravam em Mococa, uma cidade do interior de São Paulo, ambas as famílias fixaram residência nessa cidade, logo após a chegada ao Brasil.    

        Rogério Magri entrou para o Sindicato dos Eletricitários, do qual foi Presidente   de 1978 a 1990. Depois foi eleito Presidente da Central Geral dos Trabalhadores (CGT), em maio de 1989.

      Após apoiar a campanha para a Presidência da República de Fernando Collor de Mello, foi chamado para ser Ministro do Trabalho. Com o “impeachment” de Fernando Collor, afastou-se da vida pública.

      A escola recebeu o nome de Thereza Magri, pessoa extremamente estimada e exemplo para Magri, em virtude da constante presença do ex- ministro em Praia Grande e por seu envolvimento nos movimentos sindicais.


Vídeo



Em breve...






Jornal da escola

Secretaria de Educação de Praia Grande
2002 - 2014 | Coordenadoria de Programas de Inclusão Digital | Versão 1.0