E.M. Maria Clotilde Lopes Comitre Rigo, Prof.ª

Example Frame

Informações da escola

Imagem do diretor

Imagem da escola

Diretor(a):ANA CLAUDIA CLEMENTE PINTO GOMES DA SILVA
Assistente:DESIREE MATTOS BORGES
Endereço:Rua 10, nº 141
Bairro:Esmeralda
Cep:11713 - 420
Telefone: (13) 3496-5353
Email:em.clotilde@praiagrande.sp.gov.br
Funcionamento:Das 07:00 às 19:00
Tipos de Ensino:Ensino Fundamental
Período:Manhã, Intermediário e Tarde
Decreto nº: Port. Nº 012/2005–SEDUC/P de 08/03/2005
Inauguração: 08/03/2005

Rádio




Sem audio até o momento





Últimas Galerias

Patrono

Profª Maria Clotilde

UM PATRIMÔNIO DE VALORES DE VIDA

Para nós da equipe 2014 da escola “Profª Maria Clotilde Lopes Comitre Rigo”, é um prazer enorme poder homenagear a tia Clô, com essa singela Biografia.

BIOGRAFIA

A professora Maria Clotilde Lopes Comitre Rigo, nasceu na cidade de Olímpia – interior de São Paulo no dia 26/05/1946. Amava sua família composta por seu pai André Comitre, sua mãe Carmem Lopes Comitre e seus quatro irmãos, Dalmir (falecido), José Joaquim (o J), André e Soeli.

Seu pai, tinha fama de ser muito enérgico e perseverante, já sua mãe,  era considerada  dedicada e acolhedora.

Clotilde, quando criança era cheia de pose, o que talvez a levou, ainda adolescente,   participar do concurso de Miss Primavera na cidade de Valparaíso, saindo deste vencedora para surpresa de todos,  jovem  tinha então 15 anos.

Seu irmão, o “J”, já era aluno do conhecido professor de Educação Física LAERT, o qual futuramente se tornaria esposo de Clotilde. Este, quando passava em frente a casa da família Comitre, já trocava olhares com Clotilde e ela com sua jovialidade, gritava feliz da janela: Professor! Professor!,  chamando a atenção de Laert.

Sua vida escolar teve início na cidade de Pirajuí, interior paulista, recebeu educação  muito religiosa e fascinante, talvez  razões pelas quais tornaria esta jovem: PROFESSORA. Da 5ª série do E.F. até o 1º ano Normal, estudou em Valparaíso,  casou-se com Laert, mudou-se para Mirandópolis onde terminou seus estudos.  Iniciou ali sua carreira no Magistério,  era uma apaixonada, lecionou por vários anos em escolas rurais, municipais e também no Mobral.

Esta cidade,  ainda lhe traria muitas alegrias, pois nela  constituiu uma família feliz, sólida e de entrega uns pelos outros.   Seus três filhos, foram os  grandes amores de sua vida : Laert Rigo Júnior ( geólogo )  , Fábio Comitre Rigo  ( advogado) e Armando Di André Comitre Rigo         (administrador de empresas) .

Em 21/01/1978, a família inteira fixou residência em Praia Grande, pois o professor Laert, seu esposo, que ministrava aulas de Educação Física, fora transferido para o município de São Vicente e logo depois para a munícipio de Praia Grande, onde permaneceu até a aposentadoria.

A professora Maria Clotilde conhecida pelo apelido carinhoso de “Tidinha” e também “Tia Clô”, do ano de 1979 a 1992 lecionou no primeiro grau das escolas estaduais em Cubatão, em São Vicente e na Praia Grande onde se aposentou, nessa época, acumulou a função de professora eventual em várias unidades da rede municipal e ainda encontrava tempo para dar continuidade em sua formação docente na Faculdade Dom Domênico em Guarujá, onde concluiu os cursos de Pedagogia,  tendo direito a lecionar História da Educação, Sociologia, Didática e habilitação em Administração Escolar e ainda na formação específica do Magistério, aprofundou-se na área de Educação Infantil na escola “José Bonifácio” em Santos.

Amor pelo que fazia era visível a todos que conviveram com ela, mas com o nascimento dos netos Lucas e Letícia sua vida foi renovada, amava curtir e estar com esses  dois pedacinhos de gente que tornavam ainda mais  felizes e especiais seus dias.

 Na tarde de 09/10/1997,  a Tia Clô, recebeu  uma ligação da Senhora Maruca Padim Mourão, ligação esta que deixou a todos apreensivos e ansiosos em saber o que havia acontecido para ser convocada para uma reunião. Ao chegar a hora, coração batendo a 1000 por hora, Tia Clô se emociona e fica agradecida pelo grande desafio que recebera: dirigir a escola “Drº Roberto Shoji”, no bairro Caieiras – Praia Grande, escola esta  que  entregou-se de corpo e alma e amou, até o fim de sua carreira docente em 02/11/2003, quando Deus a chamou para o descanso eterno, pois já havia cumprido seu valioso papel de esposa, mãe, avó, amiga, profissional da educação.

 “Tia Clô” gostava muito do brinquedo CATAVENTO, adorava apreciar a flor de Girassol, amava tartarugas, gostava muito do interior paulista, e tinha como sonho se aposentar e voltar para Serra Negra (interior querido), seu gosto musical era bem eclético, porém o que mais ouvia : o REI Roberto Carlos e em especial “COMO É GRANDE O MEU AMOR POR VOCÊ”,  gostava muito de comer,  ah! Gostava mesmo, viajar era seu hobbie, as malas até “pulavam” quando ela se preparava para o próximo passeio, mas o que ela gostava mesmo era estar com seus netos queridos Lucas e Letícia.

 “Quando o vento das mudanças chegar, não construa abrigos, construa cataventos”.

                                                    (Claus Maller).


Vídeo



Em breve...






Jornal da escola

Título Você sabe o que é o Plano Diretor?

Mês de: Agosto


Visualizar Jornal!

Secretaria de Educação de Praia Grande
2002 - 2015 | Coordenadoria de Programas de Inclusão Digital | Versão 1.0