E.M. Franco Montoro, Gov.

Example Frame

Informações da escola

Imagem do diretor

Imagem da escola

Diretor(a):CLAUDIA DE ABREU SILVA GAMA
Assistente:CLAUDIA DE ABREU SILVA GAMA
Endereço:Rua Paulino Borrelli, nº1000
Bairro:Maracanã
Cep:11705 - 380
Telefone: (13) 3496-5315
Email:em.montoro@praiagrande.sp.gov.br
Funcionamento:Das 07:00 às 17:30
Tipos de Ensino:Ensino Fundamental
Período:Manhã e Tarde
Decreto nº: 003/2003 de 13/01/2003
Inauguração: 13/01/2003

Enquete

Nenhuma enquete ativa cadastrada


Ver enquetes que já expiraram

Últimas Galerias

Patrono

André Franco Montoro

                André Franco Montoro nasceu em 14 de julho de 1916. Formou-se bacharel em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (turma de 1938) e, posteriormente, se consagrou Doutor em Direito. Lecionou na Universidade de São Paulo, na Universidade de Brasília e na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Montoro iniciou sua vida política em 1947, ano em que se filiou ao Partido Democrata Cristão. Ele foi eleito Governador do Estado de São Paulo em 1982, pelo PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro), com mais de 5 milhões de votos. Franco Montoro realizou uma política de descentralização e procurou estimular a participação popular. Nessa época, ele criou os Conselhos Comunitários de Segurança, CONSEGs. Ao lado de outros governadores da oposição, lutou pelo retorno da democracia e apoiou a Campanha das Diretas Já. 

Por iniciativa de Montoro, foi organizado em janeiro de 1984 no centro de São Paulo, o primeiro comício a favor de eleições diretas, com a presença de mais de trezentos mil manifestantes. Apesar dessa grande mobilização, que repercutiu em várias cidades brasileiras, a emenda que previa o pleito direto para presidente em novembro de 1984 não foi aprovada na Câmara.

Em maio de 87 Montoro recebeu da Unicamp o título de Doutor Honoris Causa, concedido apenas a quem contribuiu de maneira notável com as ciências, letras ou artes e prestou serviços relevantes à Universidade. Homenagem pouca para quem, ao assumir como governador do Estado e se dar conta do estrago provocado no ensino por seu antecessor, tratou rapidamente de priorizar o setor, injetando recursos na rede básica, institutos de pesquisa e universidades paulistas. Repassando a História, será difícil encontrar outro governante que tenha se preocupado tanto e efetivamente com a educação.

Montoro faleceu devido a um enfarto em 16 de julho de 1999.

Secretaria de Educação de Praia Grande
2002 - 2014 | Coordenadoria de Programas de Inclusão Digital | Versão 1.0