E.M. Mário Possani

Example Frame

Informações da escola

Imagem do diretor

Imagem da escola

Diretor(a):WANDERLICE DA SILVA GUTI
Assistente:RILDA BARBOSA DOS SANTOS
Endereço:Rua Samuel Augusto Leão de Moura, nº 451
Bairro:Caiçara
Cep:11706 - 460
Telefone: (13) 3496-5326
Email:em.possani@praiagrande.sp.gov.br
Funcionamento:Das 07:00 às 19:00
Tipos de Ensino:Ensino Fundamental
Período:Manhã e Tarde
Decreto nº:
Inauguração: 24/07/1969

Enquete

Nenhuma enquete ativa cadastrada


Ver enquetes que já expiraram

Últimas Galerias

Patrono

Mario Possani

BIOGRAFIA

 MÁRIO POSSANI

Mário Possani nasceu na Itália em 9 de setembro de 1894, na cidade de Verona, veio com seus pais para o Brasil aos três anos de idade.

Foi morar em Jundiaí, onde viveu parte de sua vida, casou-se com Bertina Hoff, com quem teve nove filhos.

Como todo imigrante, teve uma vida muito difícil e, durante o período do governo de Getúlio Vargas, perdeu tudo o que até então havia conquistado, pois durante a 2ª Guerra Mundial, com o rompimento das relações comerciais do Brasil com os países do eixo (Alemanha. Itália e Japão), desencadeia uma série de medidas rigorosas de disciplina e segurança nacional nas comunidades de imigrantes e descendentes de alemães, italianos e japoneses. Mudou-se com a família para São Paulo para iniciar uma nova vida.

Iniciou na capital, com a ajuda de seus filhos uma pequena transportadora, que dirigiu até sua morte. Este modelo de empresa familiar foi responsável pela união e integração da sua família.

Na década de 50, comprou uma casa no Balneário Flórida, município da Praia Grande, na antiga Rua 16, inicialmente para o descanso e lazer de toda família, mas logo começou a trabalhar como Administrador Regional do Balneário Flórida, buscando soluções para os problemas da região.

A casa de lazer tornou-se então, um ponto de referência para a comunidade que ali vivia, um lugar onde se reuniam políticos, autoridades, empresários e moradores para tratar das questões que envolviam o Balneário Flórida tais como tratamento de água, iluminação, coleta de lixo e a limpeza da caixa d’água que abastecia a região.

Participou da fundação do Rotary Clube de Praia Grande, tornando-se um dos diretores e membro assíduo.

Mário Possani colaborou com a manutenção dfa "cidade da criança", efetuando doações e ajudando no transporte de doações efetuadas por outros colaboradores.

Sua morte em 5 de maio de 1969, com 75 anos, ocorreu na sua casa do Balneário Flórida, tendo sido assim relatada no jornal Panorama da Praia Grande em 10 de maio do mesmo ano.

 


Vídeo



Em breve...






Jornal da escola

Secretaria de Educação de Praia Grande
2002 - 2014 | Coordenadoria de Programas de Inclusão Digital | Versão 1.0