Perguntas Frequentes
Como funciona o Curso Online?
Trata-se de um ambiente virtual que oferece cursos à distância, e totalmente gratuitos, e para ter acesso a estes cursos, basta se cadastrar.

Os cursos oferecidos são gratuitos?
Sim. Todos os cursos são totalmente gratuitos!

Como eu faço para me cadastrar?
É necessário acessar o link Cadastre-se no menu superior, ou abaixo da região de login e preencher os campos com os dados pessoais exigidos, lembrando que o usuário para efetuar sua inscrição, precisa ter 16 anos ou mais e possuir CPF e RG próprios.

Como faço minha matrícula?
Para realizar a matrícula, primeiramente é necessário que o usuário seja cadastrado em nosso site, caso já seja cadastrado, deverá informar seus dados de acesso e depois clicar em Cursos, escolher um de sua preferencia e clicar em Matricular-se.

Quais são meus dados de acesso?
Os dados de acesso do usuário são o login e a senha que ele cadastrou no ato da inscrição. Caso o Aluno esqueça sua senha basta clicar no botão esqueci minha senha e confirmar algumas informações para que possamos estar enviando-a.

Qual a forma de contato?
O contato do aluno em caso de qualquer duvida e maiores esclarecimentos, perguntas ou sugestões, pode ser feito através da central de atendimento, localizada no menu superior do site.

Quanto Tempo fica disponível o Curso?
Cada curso possui um prazo específico para a sua conclusão, caso o aluno por qualquer motivo não consiga efetuar o curso no tempo determinado pelo sistema, basta entrar em contato com o Tutor e/ou o Administrador do Sistema justificando-se e solicitando uma prorrogação, caso o aluno não nos contate terá o seu curso bloqueado.

Em que casos o aluno pode ser banido do curso?
O Aluno só será banido do site, não podendo mais acessar o mesmo caso no ato de inscrição o aluno use uma foto inapropriada ou haja de maneira inadequada, quebrando as regras postas nos termos de uso desse sistema, ou seja, o aluno poderá ser banido caso publique ou transmita para este site algum tipo de material ilegal, ameaçador , difamador , obsceno, pornográfico ou que viole qualquer norma legal.

Quais os pré – requisitos iniciais para me cadastrar no site?
Possuir a idade mínima de 16 anos, e documentos de RG e CPF válidos e pessoais.

Qual a duração dos cursos?
Cada curso possui um prazo específico para a sua conclusão, caso esse prazo não seja respeitado a matrícula do aluno poderá vir a ser bloqueada, sendo necessário que o aluno entre em contato com a tutoria e/ou administração, solicitando o desbloqueio e justificando - se.

E se eu perder meus dados de acesso, como devo proceder?
Caso o usuário perca seus dados de acesso, deverá entrar em contato conosco através da Central de Atendimento presente no menu superior deste site, ou través do MSN e das redes sociais Orku, Facebook e Twitter.

Como Funciona a Avaliação?
Ao final de cada módulo será disponibilizada para o aluno uma avaliação referente ao módulo cursado, o aluno terá a opção de rever novamente o vídeo e responder as questões apenas quando se sentir apto.

Ao efetuar minha inscrição, o sistema informa que eu já possuo cadastro.
A identificação do cadastro é efetuada através do CPF, então uma vez cadastrado o CPF não poderá ser cadastrado novamente, conforme consta em nossos termos de uso.

Como desativar o bloqueador de script (que impede que o Certificado seja impresso)?
Caso haja algum bloqueador de script ativo, por favor, siga os passos abaixo para desativá-lo: • Selecione a guia Ferramentas - Opções da Internet • Clique na guia Segurança • Clique no botão Nível Personalizado • Clique na barra de rolagem até a seção Scripts • Selecione Ativar para Scripts Ativos e Scripts de Miniaplicativos Java • Clique em OK • Selecione SIM se for exibida uma caixa de confirmação • Clique em OK. Feche a janela • Recarregue a página Em seguida, tente imprimir seu certificado novamente.

Tento imprimir meu certificado, mas ele não se encontra disponível, como devo proceder?
Para imprimir o certificado é necessário que o aluno tenha alcançado um aproveitamento igual ou superior a 70%, e caso não atinja esta média, é necessário que você entre em contato com os tutores e/ou o administrador do site.

Já era cadastrado no site antigo, tenho que me cadastrar novamente no novo site?
Sim, todas as inscrições realizadas antes da data de 15/02/2012 deverão ser realizadas novamente para poder ter acesso aos cursos.

Quem garante que eu vou aprender?
Quando desenvolvemos e disponibilizamos um curso, esperamos que nossos alunos realmente passem por todas as páginas, leiam o conteúdo e realizem os exercícios propostos pelos materiais. Enfim, esperamos que o curso acrescente conhecimento e informação na vida do aluno e que, de alguma forma, contribua para a sua qualificação profissional. Porém, se o aluno não se dedicar ao curso, realmente nada garante que ele vá aprender.

Não lembro meu e-mail e senha.
Caso esqueça seu e-mail ou senha de acesso, clique sobre o link Esqueci minha senha ou entre em contato com a nossa central de atendimento, por e-mail, MSN ou através das nossas redes sociais.

Os cursos on-line possuem material de estudo?
Sim. Após o aluno entrar no sistema com seus dados de acesso, haverá do no menu lateral a opção de download onde o aluno poderá baixar o material de estudo e também acessar outros sites que abordam os mesmo assuntos.

Posso fazer mais de um curso ao mesmo tempo?
O nosso site permite que um mesmo usuário se matricule em até três cursos de cada vez, havendo à exceção de um número maior de matriculas, somente em casos administrativos.

Quando tento me cadastrar, alguns campos como "cidade" e "estado" não ficam disponíveis para preenchimento, como devo proceder?
Para que o usuário tenha uma boa navegação pelo nosso site, é necessário que possua um navegador atualizado, sendo no caso do Internet Explorer a versão 9 ou superior, o Google Chrome versão 7 ou superior e o Mozilla Firefox 4 ou superior.

Dúvidas
Redes Sociais

Secretaria de Educação de Praia Grande
2002 - 2018 | Departamento de Programas de Inclusão Digital