Estatística

Escrito por IZAURA LIMA GONCALVES FRANCO PEDRO em 22/09/2014

Estatística é a área da Matemática que coleta, analisa e interpreta dados numéricos para o estudo de fenômenos naturais, econômicos e sociais. O estatístico planeja e coordena o levantamento de informações por meio de questionários, entrevistas e medições. Organiza, analisa e interpreta os resultados para explicar fenômenos sociais, econômicos ou naturais. Cabe a ele montar banco de dados para os mais diversos usos. Na indústria, acompanha os testes de qualidade, ajuda a fazer previsão de vendas e desenvolve modelos matemáticos para ajustá-los a situações práticas (Fonte: https://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/ciencias-exatas-informatica/estatistica-686049.shtml ). Enfim, podemos encontrar e nos beneficar da estatística para os mais diversos fins. Como sabem, temos acesso a informações como: - PAIC 2012: valor das obras da Indústria da Construção cresce 10,2% em relação a 2011; - Pesquisa Industrial Anual 2012: óleo diesel retoma liderança no ranking de produtos industriais; - Produção industrial cresce 0,7% em julho. Estes são alguns exemplos da importância do levantamento de dados pela população ou amostra( parte) desta população, o que nos torna possível o entendimento e o acesso a informações de dados através de gráficos como resultado de toda a pesquisa.

O IBGE ( Instiuto Brasileiro de Geografia e Estatística) nos informa estas pesquisas, além de, por exemplo, o último Censo 2010, que indicou a população do nosso país com 190.732.694 pessoas, em 1o de agosto deste mesmo ano (Fonte: https://teen.ibge.gov.br/censo/censo-2010).

Como professora de Matemática, não podia deixar de trabalhar com os alunos do EJA o conteúdo de estatística. Para reforçar o aprendizado foram criados grupos de alunos, pois a classe tem 50 alunos matriculados. Cada grupo foi designado uma pesquisa, entre elas: - O que os alunos do EJA acham da escola?; - Qual seu time de futebol?; - Quais os motivos que levam os alunos do EJA a faltar?; - O que os alunos do EJA pretendem fazer ao concluir o Ensino Médio?; - Em qual candidato para Presidente pretende votar? - etc.

Os alunos fizeram a pesquisa em todas as classes, distribuindo papéis e depois retornavam para buscar, para não atrapalharem muito a aula dos professores. Após a pesquisa, fizeram a tabulação dos dados, organizaram em tabela com Frequência Absoluta (números) e Frequência Relativa (porcentagem). Depois, utilizamos o laboratório de informática para digitar os dados no LibreOfficeCalc, inserindo o gráfico. Após digitarem, se organizaram novamente em grupos para passar os gráficos para os cartazes, para que toda a escola pudessem ter a informação do resultado da pesquisa do qual também participaram.

Agradeço a todos os meus colegas, que tiveram paciência por terem a aula interrompida para a pesquisa e, peço desculpas pelo transtorno causado durante todo o trabalho.

Parabenizo o 3º ano do Ensino Médio que aceitaram o desafio e desenvolveram muito bem o trabalho apresentado.